segunda-feira, 9 de agosto de 2010

APAE



APAE

“Promover a melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência,buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania”.

A Apae de Vacaria-RS mantem a Escola de Educação Especial Irmão Getúlio através de convênios,doações e parcerias.

Atualmente atende 270 alunos com deficiência nas diversas áreas: clinica. Pedagógica e oficinas pré-profissionalizantes e AEE (Atendimento Educacional Especializado).

“Há 45 anos dando as mãos a uma causa”.

Área Clínica.

Fisioterapia.


Objetivo: Previnir, tratar, reabilitar e orientar os usuários através de técnicas fisioterapeuticas respeitando as características de cada patologia.

Quem atentemos: Usuários a partir de 0 anos, com diferentes patologias: paralisia cerebral, hidrocefalia associada a mielomingocole, síndrome de down, entre outras.

Equoterapia.

Método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com nessecidades especias. Início previsto para setembro.

Hidroterapia.

Tratamento que utiliza os benefícios da água para auxiliar na melhora e restauração da função e dos movimentos das crianças com alguma deficiência.

É utilizada na APAE como um tratamento complementar nas atividades para o desenvolvimento e tratamentos oferecidos aos pacientes.


Fonoaudiologia.

Ciência que estuda, pesquisa, previne e trata os distúrbios da comunicaçao oral e escrita, voz e audiçao, bem como aperfeiçoamento dos padrões de fala e de voz.Atuaçao na APAE:linguagem e motricidade oral.


Psicologia.


Objetivo: avaliar os usúarios da APAE e atender os alunos com dificuldades emocionais, orientando seus pais e ainda acessorar a equipe pedagogica e clinica da escola, bem como atuar no projeto inclusão passando orientações e pareceres dos alunos incluídos.


Serviço Social.


A Assistente social da APAE busca viabilizar os atendimentos específicos de acordo com as necessidaes que venham de encontro a uma melhor qualidade de vida.

-Encaminhar e dar oportunidades de acesso ao BPC e ao Passe Livre intermunicipal e interestadual.

-Encaminhar aos atendimentos especializados conforme indicações de equipe técnica após a realização da triagem.

-Fazer visitas periódicas às famílias masi vulnerãveis e que necessitam de orientação e apoio.


Educação Precose.


É um atendimento especializado direcionada a crianças com patologias orgânicas e psíquicas (prematuros de risco , síndromes em geral, paralisia cerebral, hidrocefalia) e suas famílias, atuando na prevenção de problemas do desenvolvimento global.

Esta modalidade de atendimento se baseia sobretudo no trabalho interdisciplinar: fisioterapeuta, fonoaudiólogo, pedagogo e psicólogo.

Para os recém nascidos portadores de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, existem técnicas especializadas que estimulam a capacidade da criança como um todo.

Se a criança não recebe esses estímulos, poderá ter atraso na fala,locomoção e capacidade cognitiva.


“Uma sociedade só poderá ser verdadeiramente democrática quando as diferenças de seus cidadãos forem respeitadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Colaboradores