segunda-feira, 8 de novembro de 2010

UCS - Campus Universitário de Vacaria

"Universidade de Caxias do sul pés na região olhos no mundo."

O ensino superior teve ínicio em Vacaria em 1° de dezembro de 1969, na modalidade de extensão da universidade de Caxias do Sul, quando se constituiu a associação pró-ensino do munícipios de cima da serra. Em 1970 iniciou o curso de letras e a partir daí um longo caminho foi trilhado o qual resultou na habilitação de inúmeros profissionais, que hoje atuam nos mais diversos segmentos da sociedade.

Em 1991, atendendo a solicitação das entidades de Vacaria, a UCS autorizou o funcionamneto do curso de direito funcionando no bloco B do atual campus 1, na Av. Presidente kennedy.Registre-se que o curso de direito da UCS foi o primeiro a funcionar para fora da sede, na caminhada da futura regionalização. A partir daí, novos cursos foram implatados: em agosto de 1993, o curso de tecnolgia em fruticultura de clima temperatura; em 1995. o curso de administração de empresas e de tecnologia em processamento de dados, em 1997, o curso de ciências contabéis, e paulatinamente, foram ampliando-se as habilitações em pedagogia.

Em 1999,em área doada na av. Dom Frei CândidoMaria Bampi, foi inaugurado o bloco A do novo campus, e no ano seguinte o bloco B.

Hoje, funcionam em Vacaria, 11 cursos : Administração, Agronomia, Ciências contábeis, direito, educação fisíca, enfermagem, filosofia, história, letras, pedagogia e sistemas de informações. Funciona também 1 curso de curta duração, Gestão de agronegócios. Há, também, os seguintes cursos à Distância de pedagogia, gestão de pessoas, lógistica, marketing empresarial, gestão comercial, gestão financeira, processos gerenciais, gestão de micros e pequenas empresas.

Quanto a pós graduação, em nível de especialização, funcionam 5 cursos: administração financeira, direito ambiental, gestão escolar gestão estratégica em educação e gestão de pessoas.

A UCS, criada em 1967, abrange um universo de 61 munícipios do Rio Grande Do Sul, nas regiões da encosta superior do noderdeste, Vale do caí e Campos de Cima da Serra, compreendendo uma área aproximadamente 30.000 quilômetros quadrados e uma população de 1.000.000 de habitantes, destacando-se no cenario nacional e estadual pelos seus índices de desenvolvimento econômico e social.

A UCS é uma universidade comunitária e regional promotora da intergração das diferentes comunidades de sua região de abrâgencia sem dixar priorizar o atendimento de demandas localizadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Colaboradores