quarta-feira, 13 de outubro de 2010

HISTÓRICO DO CURSO TÉCNICO DE VACARIA

HISTÓRICO DO CURSO TÉCNICO DE VACARIA - POLO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL – Campus Bento Gonçalves

A implantação do Curso Técnico em Agropecuária aconteceu em Vacaria graças ao esforço conjunto da antiga Escola Agrotécnica Federal de Sertão, Administração Municipal de Vacaria, Câmara Municipal de Vereadores e entidades da sociedade civil organizada: Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC), Fundação Estadual de Pesquisas Agropecuárias Nordeste (FEPAGRO), Sociedade dos Agrônomos de Vacaria (SAV) e a Associação dos Técnicos Agrícolas de Vacaria (ATAV).

De 2006 a 2008 o Curso Técnico em Agropecuária desenvolveu suas atividades como Extensão da Escola Agrotécnica Federal de Sertão, a partir da criação do Instituto Federal Rio Grande do Sul, em 2009, esta extensão passou a ser Pólo do IFRS – Campus Bento Gonçalves.

O município gerencia as atividades e a coordenação pedagógica é realizada pelo IFRS- Campus Bento Gonçalves.

O Pólo de Vacaria, é mantido pela Prefeitura Municipal, em pleno funcionamento desde 20 de março de 2006, com o Curso Técnico em Agropecuária, modalidade subseqüente com duas turmas: Diurno e Noturno. Neste período já formaram-se 6 turmas, estando inseridos no mercado de trabalho 87% destes alunos. sendo que a 7ª Turma está em estágio e duas turmas em pleno andamento em suas atividades na escola. Em 2010 foi implantado o Curso Técnico em Informática, que iniciou suas atividades em março, modalidade subseqüente com uma turma de 30 alunos no noturno.

A clientela dos cursos existentes é oriunda dos municípios da região dos Campos de Cima da Serra: Vacaria, Monte Alegre dos Campos, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Antônio Prado, Sananduva, Bom Jesus, Pinhal da Serra, Muitos Capões, entre outros.

O Curso funciona nas amplas instalações, no prédio ao lado do Centronor (antigo seminário diocesano), na Rua Fontoura da Costa, 405, Glória, telefone (54) 3232.9119.

Tem como objetivo formar profissionais com competências e habilidades que os qualifiquem a atuar de forma responsável e consciente no setor Agropecuário, especialmente na área de Fruticultura, e na área de Informática, determinando tecnologias economicamente viáveis às várias regiões, tendo como clientela alunos egressos do Ensino Médio e que desejam uma habilitação profissional para ingressarem no mundo do trabalho, servindo também de fomento a atividade agropecuária na região dos Campos de Cima da Serra, procurando assim atender as expectativas de seus alunos e da comunidade regional.

Há estreita relação entre os conhecimentos desenvolvidos na escola e parcerias com as empresas e produtores locais, tanto para aulas práticas como oportunidades de estágio.

De acordo com o convênio número 012/2009 entre o Município de Vacaria e o IFRS – Campus Bento Gonçalves, está sendo praticado 100% de gratuidade para o total de suas matrículas.

Existe interesse expresso de todos os municípios da região dos Campos de Cima da Serra RS para que se inclua o Pólo de Vacaria como um Campus do IFRS.

A oferta do mercado de trabalho que absorve os alunos deste curso na região é dentro da área de:

  • Fruticultura

  • Grãos/Olericultura

  • Gado Leiteiro e de Corte

  • Topografia

Tempo de duração do Curso Técnico em Agropecuária:

  • Diurno - 1 ano (aulas manhã e tarde, de segunda a sexta)

  • Noturno – 1 ano e 6 meses (aulas de segunda a sexta de noite, sexta de tarde e sábados de manhã)

Tempo de duração do Curso Técnico em Informática

  • Noturno - 1 ano e 6 meses (aulas de segunda a sexta de noite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Colaboradores