quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Projeto Meio Ambiente, Educação e Sustentabilidade







O Projeto conta com amplo espaço, com local para realização de palestra, palco para teatro para lanche, instalações sanitárias e uma invejável mata, composta por rica diversidade de exemplares de espécies da flora nativa da região dos Campos de Cima da Serra, onde São desenvolvidas atividades práticas de sensibilização ambiental, visando a formação de cidadãos consciente de que suas ações interferem no ambiente onde estão inseridos.
Iniciado em setembro de 2005, funciona no Centro dos Amigos da Natureza ,localizado no CENTRONOR – antigo Seminário Diocesano de Vacaria. Os alunos chegam por volta das 8h10min, com transporte cedido pela Secretaria de Obras, conforme cronograma elaborado pela SMEC e passam por uma trilha ecológica, construída no interior da sala ambiental destinada ao Projeto.
No local, percorrem por diversos caminhos onde observam a fauna regionais - animais empalhados, cedidos pela PATRAN, grande variedade de vegetais e produtos agrícolas da região, minhocário, composteira doméstica, embalagens de agrotóxicos e lixo seco também fazem parte do ecossistema montado para questionamento sobre a realidade que nos cerca. Assim,de maneira informal , os alunos recebem informações sobre o tempo de decomposição dos materiais,geração de gases, superaquecimento do planeta,perfuração da camada de ozônio, reutilização ,separação e reciclagem dos materiais, esgoto e fontes geradoras de poluição ambiental.
Vetores e doenças geradas pelo acúmulo de resíduos nas residência, poluição visual, aquática, atmosfera e sonora,mudanças climática no planeta, além da importância da preservação e plantio de vegetação nativa e cuidados com os mananciais de água e corpos hídricos que cortam o município são questões problematizadas, juntamente com dicas sobre higiene pessoal e mental, Os alunos são motivados para cantar Planeta Azul de Rio Negro e Solimões.
E em pequenos, são desafiados a apresentarem uma peça teatral relacionada aos temas tratados até o momento. Após a apresentação dos grupos, todos são premiados com um boné, especialmente confeccionado para o Projeto . Após o lanche, as crianças participam de atividade ao ar livre,com trilha ecológica dentro da mata, incluindo diversas paradas para observação dos mais variados aspectos relacionados á biodiversidade do local pequenos insetos, aves, vegetação rasteira, grandes árvores, musgos, liquens e algas, etc. Ao final da exploração na mata , os alunos são convidados para foto, que comporá o quadro de presenças no Projeto.
Antes de retornar para a escola, cada aluno faz avaliação sobre as atividades realizadas neste dia e recebe a incumbência de repensar o ambiente ao seu redor e multiplicar, em sua família, as informações recebidas no Projeto, como agentes multiplicadores de ações ecologicamente corretas, que incluem a minimização do tempo para torneiras abertas, evitar desperdício de energia elétrica, plantar e zelar pelas árvores,preferir detergentes biodegradáveis, levar sacola ao supermercado, separar o lixo orgânico e seco,fazer composto orgânico para utilização em horta caseira, desenvolver hábitos de cortesia para com as outras pessoas, auxilar em pequenas atividades doméstica, manter a higiene corporal física e mental, entre outras.
No período de setembro de 2005 á outubro de 2008, cerca de 4.500 alunos passaram pelo Projeto Meio Ambiente Educação e Sustentabilidade. Entre os resultado positivo na execução deste projeto, foram proporcionado momentos de discussão com comunidade acerca dos principais problemas ambientais locais e globais. Assim, no dia 23 de maio de 2006, aconteceu o Seminário Municipal de Meio Ambiente no CENTRONOR numa promoção conjunta com a BAESA e a Universidade Integral Campos Erechim. Os palestrantes Joseline Molossi Cleide Zanela Schuchmann , Eduardo Faraco Filho -UCS e Cleodes Julio Ribeiro -UCS abordaram temas relacionados com o tratamento de águas residuás ,turismo e meio ambiente, agronegócio e a história , cultura e desenvolvimento dos municípios da região de Vacaria.
No intervalo das palestras , houveram atividades culturais, com apresentação dos artistas locais José Sebastião do Amaral Peruchin e Lori Barbosa,Cândida Trajano e o grupo teatral. Talentus com apeça Os 7 Pecados Ambientais orientados pela professora Denise Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Colaboradores